segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Floclore 2009

Rasqueado

O rasqueado é um estilo de música e de dança regional do centro-oeste brasileiro, mais precisamente da baixada cuiabana onde se localiza a capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá.[1]
O ritmo folclórico do rasqueado e sua respectiva dança — também marcantes em cidades e regiões ribeirinhas da Bacia do rio Paraguai como Cáceres, Barra do Bugres e Corumbá (hoje no Mato Grosso do Sul) —, ainda muito presentes na cultura popular ribeirinha cuiabana, receberam influência da polca paraguaia — quando prisioneiros paraguaios ficaram confinados na margem direita do rio Cuiabá, hoje município de Várzea Grande, durante a Guerra do Paraguai — e do siriri mato-grossense. Desse contato dos refugiados com a população ribeirinha e da mistura do violão paraguaio com a viola-de-cocho surgiria o rasqueado..Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Projeto


O DESPERTAR DA CIDADANIA ATRAVÉS DO
HINO NACIONAL


PROFª: ZILDA CESCONETTO MASCHIO
2ª FASE DO II CICLO - MATUTINO
2009


JUSTIFICATIVA

Diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da ausência do espirito de cidadania e patriotismo, vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo a cidadania e o respeito à Nação Brasileira.
Como ponto partida para o desenvolvimento desta (consciência cívica) valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno.


OBJETIVO GERAL

·Despertar o sentimento de amor à Pátria e o exercício da cidadania bem como o reconhecimento dos símbolos nacionais
.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Folclore 2009

Lenda do Saci Pererê

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.
O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.
Com a influência da
mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo e ganhou da mitologia européia, um gorrinho vermelho. A principal característica do saci é a travessura, muito brincalhão ele se diverte com os animais e com as pessoas, muito moleque ele acaba causando transtornos como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.
Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa. Diz também a lenda, que os Sacis nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos e após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.Fonte; www.brasilescola.com.br

Folclore 2009

SIRIRI
siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos.
A dança lembra as brincadeiras
indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e a coreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.
Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enqunato as mulheres mexem sua saia.Há varios outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.
É praticada por crianças, homens e mulheres especialmente nos seguintes lugares:
Mato Grosso: nas cidades e na zona rural da
baixada cuiabana (caracterizada por 13 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Rosário Oeste, Barra do Bugres, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia), além do Pantanal norte.
Mato Grosso do Sul: cidades do
Pantanal Sul: Corumbá, Aquidauana e Miranda.
Fonte:www.Wikipédia.com.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Olimpíada Brasileira da Matemática - 2009


Apresentação
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
• a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
• o Estágio dos Professores Premiados - um momento de reconhecimento à competência e dedicação desses profissionais num ambiente de estudo estimulante e enriquecedor;
• o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) para os medalhistas da OBMEP estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
• a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades, tais como seminários com professores, cerimônias de premiação e encontros com diretores de escolas;
• os encontros dos Medalhistas de Ouro da OBMEP – uma semana com muita Matemática e diversão, e uma ótima oportunidade para fazer amigos que também gostam de Matemática.
A OBMEP vem crescendo a cada ano – confira em
OBMEP em números. Em 2008, mais de 18 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Participe você também! Fonte; www.obm.gov.br

Palestra - Prevenção as drogas


A Prevenção ao uso das drogas nas escolas deve ser decisão política e conjunta, prevenir drogas é falar de educação de filhos, de adolescência, de relação social e de convivência afetiva. Um Projeto de Prevenção nas escolas deve abordar um projeto de valorização da vida e inclui programas: Culturais, de consciência ecológica e de educação afetiva.Os Programas culturais, recreativos e educacionais oferecem alternativas, sadias em substituição á sedução das drogas. Os Programas de consciência ecológica incentivam um estilo de vida saudável, em contraposição á poluição ambiental, sonora, alimentar e a busca excessiva de automedicação.

Semana da Pátria


É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Filosofia da Escola


FILOSOFIA DA ESCOLA



Contribuir na formação de indivíduos críticos, conscientes dos seus direitos e deveres, atuantes, capazes de conquistar o seu próprio espaço na sociedade, compreendendo a sua própria realidade, criando condições para viver melhor e praticar a cidadania, bem como, continuar seu processo de aprendizagem de forma autônoma e consciente.

Excursão - Dia do Estudante 2009


Aos Estudantes:Esse dia é somente seu!!Aproveito essa data especial para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos.O estudante, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos, está igualmente sujeito a uma série de responsabilidade. Nós somos, além de tudo, a base intelectual e admirável na qual irá depender do progresso de uma estrutura que diariamente necessita de socorro, a que chamamos sociedade.É certo, então, que está na mão de vocês, estudantes, o destino de uma sociedade, de um país, de um mundo! E é por essa causa que inicia uma luta, uma luta que vem a ser o estímulo e o alerta que todos nós deveríamos repensar nesta data.Será que agimos realmente como cidadãos? Será que estamos atuando corretamente para produzirmos e mostrarmos do que somos capazes? Será que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Será que temos a cara e a coragem para fazer, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar?..............................
SER ESTUDANTE:

Excursão - Dia do Estudante 2009


Prezados Estudantes!A cada ano, de energia renovada e cheios de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação de nosso País em uma grande nação. E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade.Não basta ter sonhos para realizá-los. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos. Feliz Dia do Estudantes

Quebrando Silêncio


Reflexão


Mensagem de Auto-Estima: Despertar da Vida

"É importante perceber que o despertar da vida depende de você. Libere seu coração e deixe que ele construa seu destino. A felicidade é uma experiência ligada à sabedoria. Sua vida muda quando você muda. Deixe as pessoas do passado no passado, a melhor cura do baixo- astral é abrir os olhos para o mundo. Enquanto você acreditar, o medo não vai se instalar. Para viver intensamente é necessário conviver com os riscos. Por isso acredite sempre, por pior que seja a situação. Não deixe a dúvida tomar conta de você. Nosso maior adversário está dentro de nós. É preciso entrar pra valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar. Poder é ser dono de sua atenção. Alguém já disse que visão é a arte de ver o invisível. Nós é que transformamos a semente em árvore para poder colher os frutos. A primeira ponte é a do sentido da vida. A segunda ponte é a do silêncio. A terceira ponte é a da simplicidade. A quarta ponte é a do sentimento. Você é a pessoa que escolhe ser. Um dos segredos da felicidade é saber criar condições para que a vida dependa de nós. Viver é a arte de realizar sonhos. Viver é ser o artista da auto-criação. As mudanças ficam mais fáceis quando o que se passa dentro de você é explicado. O grande néctar da vida é a possibilidade de realizar o divino que existe dentro de cada um de nós."
Publicidade:
Autor: (Ágatha Sthéfani)

Folclore - 2009

Folclore


O peixe é fresco, fisgado antes do amanhecer. A canoa encosta ao barranco e começa o ritual. Sobre o fogão, à panela de ferro fundido vão alho, cebola, tomate, pimenta malagueta e pimentão.
Por último, as costelas ou, tradicionalmente, as “ventrechas” do pacu. Farinha para engrossar. Servido na cumbuca de barro, o caldo de pacu sacia a fome, fortalece o ribeirinho para a lida no rio e tem efeitos milagrosos…
Destaque para a mojica de pintado, preparada com filés (de pintado ou caxara) e mandioca em cubos. O pacu pode ser frito, ensopado, assado na folha de bananeira ou direto na brasa. O caldo é considerado de alto potencial afrodisíaco. Diz a sabedoria popular local que a cabeça “enfeitiça” os visitantes e não os deixa seguir viagem. Imperdíveis são também o caldo de piranha e o escaldado cuiabano.
Além da deliciosa Maria Izabel, acompanha os pratos à base de peixe, a farofa de banana – preparada com farinha torrada e banana-da-terra bem madura. Verde, a banana também pode ser cozida com carne. Doces e licores provêm dos frutos do Cerrado. O furrundu – à base de mamão, rapadura, cravo e gengibre, e o licor de pequi são iguarias. O bolo de arroz e de queijo, o francisquito e o pixé, feito com farinha de milho torrada e moída, enriquecem a lista das delícias cuiabanas. A gastronomia na capital tem representações ainda da culinária nacional e internacional, permitindo aos paladares mais exigentes, viagens inesquecíveis pelos sabores do Brasil e países dos cinco continentes.
Fonte:
Secretaria de Turismo de Mato Grosso

Excursão


Excursão


Dia dos Professores

Homenagem ao Professor....
As bolas de papel na cabeça,Os inúmeros diários para se corrigir,As críticas, as noites mal dormidas...Tudo isso não foi o suficientePara te fazer desistir do teu maior sonho:Tornar possíveis os sonhos do mundo.Que bom que esta tua vocaçãoTem despertado a vocação de muitos.Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,Quando em seu dia-a-diaTantas dificuldades acontecem.A rotina é dura, mas você ainda persiste.Teu mundo é alegre, pois vocêConsegue olhar os olhos de todos os outrosE fazê-los felizes também.Você é feliz, pois na tua matemática de vida,Dividir é sempre a melhor solução.Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapidaO teu coração a cada dia,Dando-te tanto prazer em ensinar.Homenagens, frases poéticas,Certamente farão parte do seu dia a dia,E quero de forma especial, relembrarA pessoa maravilhosa que você éE a importância daquilo do seu ofício.É por isto que você merece esta homenagemHoje e sempre.www.belasmensagens.com.br

Dia do Professor

Queridos Professores

Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.Feliz dia dos Professores! São os votos dos Educandos Da Escola Maria Helena A Bastos

Rubens Alves


''O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

Merenda Escolar - 2009


Sala do Professor - 2009 - Jantar


Sala do Professor - 2009


Projeto Sala do Professor - 2009


Folclore

Comemoração Interna - Dia do Folclore - 2009

BIOGRAFIA DA PATRONA



BIOGRAFIA DA PATRONA



A professora Maria Helena de Araújo Bastos, nasceu no dia 15 de maio de 1870, na cidade de Poconé, filha legítima do Sr. Manoel Francisco de Araújo Bastos e Sr.ª. Rita Vieira de Moraes, além dela tiveram mais 6 filhos. Foi nomeada a primeira professora do Grupo Escolar General Caetano de Albuquerque, onde exerceu a função durante trinta (30) anos.

Dedicada ao trabalho, sempre lecionou as primeiras (1ª) séries, doando o seu talento de mestre com aqueles que tiveram a felicidade de te-la como educadora. Porém, o seu maternal foi realizado ao criar e educar 6 (seis) sobrinhos, chegando a mandar um deles para o Rio de Janeiro para estudar medicina. O Dr. Waldomiro veio exercer a profissão aqui em Poconé, proporcionando reconhecimento e alegria à Profª. Maria Helena. Ela exerceu também, a profissão de costureira e foi muito eficiente e criativa. Lecionou a língua francesa, sendo esta grande influência na época para a sociedade poconeana.

Após 30 anos de efetivo exerceu na árdua missão de educar aposentou-se, mas continuou na luta de doar amor e servir a todos. Teve uma longa existência, porém na simplicidade, no trabalho demonstrado pela coragem, capacidade de fé que deixava transparecer a todos que a conhecera. Foi uma figura de destaque na Sociedade Poconeana. Faleceu no dia 06 de abril de 1971 com cento e um anos (101) de idade na mesma cidade em que nascera.

Bom dia a todos, a Escola Maria Helena vem parabenizar a todos os funcionários pelo seu dia...
Parabéns a todos...